sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O NATAL

NATAL
     Qual a primeira coisa que vêm na sua cabeça quando alguém fala ou você lê NATAL ?

     Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. 
    Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que foi oficializado o dia 25 de Dezembro.  
     A ARVORE DE NATAL ? Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, que enquanto caminhava pela a floresta ficou impressionado com os pinheiros cobertos de neve. e Lutero reproduziu em sua casa. A arvore simbolizam alegria, paz e esperança.
     O presépio mostra todo o cenário do nascimento de JESUS, teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.
     O Papai Noel : origem e tradição, Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
    Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
     A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de PAPAI NOEL e em Portugal de Pai Natal.
    A Roupa do Papai NoelAté o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
    Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


    Você acabou de ler a parte biografica da História ou Mitologia como você prefere definir.


    Vamos agora pra ''CONFRARIA'' que se tornou essa istoria, isso mesmo sem H.


    Vejamos que é uma tradição do Ocidente, e muito bem montado um Marketing da Coca-Cola pra vender seus produtos e seus derivados, um aquecimento no mercado comercial.
    Esta data comemorada no dia 25 de Dezembro era a data comemorativo ao deus Sol dos povos pagãos, adquirida pelos Romanos. Portanto não podemos afirmar com toda a certeza que foi essa data que JESUS nasceu mesmo, a data é incerta.
    Nos dias atuais você vê mais propaganda desejando ''BOAS FESTAS'' E não mais o ''FELIZ NATAL'' Será que essa mudança te responde algo pra ti ? por quê dessa mudança ? será que  nos dias atuais ''BOAS FESTAS'' vendem muito mais do que ''FELIZ NATAL'' ?
    Outro ponto também que quero que vocês reflitam um pouco é o da SOLIDARIEDADE, será que não é pra neste dia você praticar esse ato de solidariedade na sociedade e esquecer o mal que você produziu o ano todo ? ou será que o ''STATUS'' de você ser solidário vende o seu produto melhor no resto do ano ?
     Sei que você pode estar lendo essa minha reflexão e falando que eu surtei sendo contra o NATAL, mas realmente é importante o NATAL pra ti ? ou apenas um marketing pra subir o seu ''status'' na sociedade ?
   Ou o NATAL é algo que te massageia o seu ego ? a sua parte egoista de ser, o ser humano que você se tornou nesta sociedade capitalista ?
   
   Esta ai uma pequena parte do que eu acredito que seja o NATAL, e espero que te faça refletir um pouco e você possa deixar seu lado humano falar mais alto.


Me conte o que você pensa ? deixando seu comentário !!!


Atenciosamente


Kleber Freitas







3 comentários:

  1. Ao contrário do que muita gente pensa, a origem do natal e de suas tradições não está realmente em São Nicolau e nem mesmo em Jesus Cristo. Essa é uma festa pagã dos tempos babilônicos, estabelecida por Semíramis que incentivava seu povo a adorar seu filho morto Tamuz (segundo ela, o Deus Sol), que era representado por um pinheiro, oferecendo presentes que eram colocados ao pé da árvore. À família "divina" composta por Semírais, Ninrode (Aquele que construiu a Torre de Babel) e Tamuz eram atribuídos poderes sobrenaturais. Segundo estudiosos e historiadores, dessa mesma família se originaram deuses com nomes diversos através dos anos e em culturas diferentes. Nomes diferentes para a mesma "trindade" demoníaca. Vale a pena o estudo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é isso mesmo Mariana, uma festa pagã adotada pela a Igreja e a sociedade, entre outras muitas festas pagã que existe hoje na sociedade

    ResponderExcluir
  3. BOAS FESTAS HOJE !!!!!!!
    ((( 30/12/2010 ))) NESTA DATA """IMPORTANTÍSSIMA !!! """ QUE PRENUNCIA APENAS,... """O PRÓXIMO DIA DO AMANHÃ""" COMO TODOS OS DIAS!!!
    - MAS QUE A MÍDIA COVARDE INSISTE EM SUPER-ESTIMAR AS DATAS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO PARA VENDER MERCADORIAS NOS BREXÓS DA GLOBO E DAS DEMAIS MINI-CONCORRENTES !!!
    http://misterx-festa-pronta.blogspot.com/

    ResponderExcluir