domingo, 12 de dezembro de 2010

Dia da Bíblia

O dia da Bíblia é comemorado todo o 2º Domingo de Dezembro

A Origem do Dia da Bíblia

 Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente.


O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.
Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizando.
Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.


Fonte: www.sbb.org.br


O fato que quero que vocês reflitam sobre o Dia da Bíblia não é de  lermos e estudarmos ela, mas sim a bandeira que se levantou com isso, como uma forma de ganhar dinheiro para sí promover.
A bandeira do Dia da Bíblia que se levanta hoje é o que eu vejo, Igrejas como instituição religiosa se apoderando de um dia pra se promover e mostrando pra outra placa denominacional que é mais poderosa do que a outra, Igrejas como instituição religiosa que em sua grande maioria não estão mais preocupada com o principal motivo de ler a Bíblia e aplicar no sua dia-a-dia como pratica de fé e de vida, uma conduta para seu da.
Acredito eu que menos de 05% das pessoas que vão em uma igreja realmente lêem a Bíblia.
Por um número bem pequeno que lê a Bíblia é que estamos tão descontente com o povo que se diz Cristão no mundo de hoje.
Eu particularmente não gosto de ler essas Bíblias com comentários etc e tal, gosto de ler a básica pra mim poder refletir e pensar um pouco do contexto.
A Bíblia é a Palavra de Deus.


Atenciosamente

Kleber Freitas


Comentem e faça um bloqueiro mais feliz!

2 comentários:

  1. Ótimo Post, parabéns Kleber! vamos dar mais valor para a bíblia, pois muitos deram até mesmo sua vida pra que hoje ela chegasse atá nós.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Kléber. Como é triste ver que os cristãos dos nossos dias realmente não lêem a bíblia! Não sabem o que ela diz sobre os diversos temas que envolvem nossa vida diária. E com isso se tornam presas fáceis para todo tipo de heresia. Nem sequer perceberão quando o anticristo vier para "enganar se possível for, até os escolhidos de Deus" como disse Jesus. Que o dia da bíblia sirva para nos lembrar que devemos lê-la todos os dias! Abraço!

    ResponderExcluir