quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paulo Leminski


A Secretaria de Estado da Cultura informa:
Hoje o escritor curitibano Paulo Leminski completaria 67 anos. Para comemorar a data, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) abrem a exposição “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos de Jack Pires associadas a poemas de Leminski, considerado um dos escritores brasileiros mais importantes da segunda metade do século 20. Além da mostra, ainda há leitura dramática da peça  “O dia em que morreu Leminski” e exibição do documentário “Ervilha da fantasia – uma ópera Paulo Leminskiana”.

Biblioteca Pública e Museu da Imagem e do Som do Paraná organizam eventos em homenagem a Leminski


Para comemorar a data de nascimento de Paulo Leminski, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) abrem a exposição “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos de Jack Pires associadas a poemas de Leminski, considerado um dos escritores brasileiros mais importantes da segunda metade do século 20.
As imagens e os textos foram originalmente publicados no livro “Quarenta Clics em Curitiba”, lançado pela dupla em 1976.  A abertura da mostra é às 19h, em seguida, às 19h30, será exibido no Auditório Paul Garfunkel o documentário “Ervilha da fantasia – uma ópera Paulo Leminskiana”, do cineasta Werner Schumann.
A programação ainda conta com a leitura dramática do texto “O dia em que morreu Leminski”, escrito pelo jornalista e dramaturgo Rogério Viana, também no auditório, às 17h30. A leitura é dirigida por Léo Moita e tem participação dos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos.
Jack Pires foi um fotógrafo paulista radicado durante muitos anos em Curitiba, onde desenvolveu diversas atividades na Fundação Cultural de Curitiba e trabalhou em importantes estúdios fotográficos. Realizou, nos anos 1970 e 1980, valiosos registros do cotidiano da capital paranaense, num estilo que foi comparado ao de Henri Cartier-Bresson.  Em 1976 convidou Leminski para associar seus poemas aos diversos flagrantes registrados nas praças e ruas da cidade. O resultado é um livro de grande valor artístico e documental.

Serviço:Clics em Curitiba

Exposição de fotos do livro “Quarenta Clics em Curitiba”
A partir de 24 de agosto às 19h
Visitação até 24 de setembro – Hall de entrada

Ervilha da Fantasia – uma ópera Paulo LeminskianaDocumentário do cineasta Werner Schumann
Dia 24 de agosto, às 19h30
Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar

O dia em que morreu LeminskiLeitura dramática, de autoria do jornalista e dramaturgo Rogério VianaDia 24 de agosto, às 17h30
Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar
Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba.
Entrada franca

Fonte; Zé Beto  http://jornale.com.br/zebeto/2011/08/24/para-homenagear-leminski/

                 FAÇA UM BLOQUEIRO FELIZ!!!
                DEIXANDO SEU COMENTARIO!!!

Um comentário: